domingo, 25 de julho de 2010

obrigado

Um dia normal, começa normal mas normalmente o que começa muito normal acaba fora do normal. a meio da manha começa-se a ouvir helicopetros e 20 minutos depois sirenes, não me lembro de ter ouvido sirenes nesta terra até ontem. curiosidade humana fui à rua espreitar, pessoas a correr e mais ao fundo fumo, onde há fumo há fogo e mesmo certo. bombeiros a actuar muito rapidamente a coisa ficou calma após 20 minutos. se me permitem, e como ninguem lê eu permito, as pessoas têm de defenir melhor as prioridades eu via pessoas a correr mas para o lado do fogo e não em sentido contrário, eu ja catastrofe de si corri para minha mãe e disse:- fogo aqui ao pé, vamos fugir. a minha mãe permaneceu calma e só me diz :-calma, pega na mangueira e rega as ervas secas a volta da casa(casa de campo isto é erva por tudo o lado). como ja referi, tudo acalmou. continuou o dia normal após o almoço hora de arrumar a cozinha eu fico encarregada de limpar cá fora, apanhar roupa e lavar as varandas. Vejo novamente fumo mas agora muito mais preto muito mais espesso e mais alto, ouve-se o estalar do fogo, fui novamente a minha mãe como na história do Pedro e do lobo a minha mãe achou que era a mesma coisa que aconteceu de manha e nem se preocupou. Eu sempre atenta só via mais bombeiros, mais pessoas, avioneta e helicopetro a recolher água de uma piscina proxima, finalmente a minha mae vê a coluna de fumo eu a olhar reparo:- está a chover cinzas. mais uma vez a minha mãe indica-me para regar as ervas principalmente á volta do carro (visto que o meu carro é a gás devia de ser bonito) eu feita bombeira mangueira em punho a olhar po fumo olhei para trás e só disse:- mãe ta ali. ( estava ali a menos de 30 metros da minha casa) a minha mae disse pa eu levar água e foi o que fiz, inocência de quem não percebe nada disto achei que um regador cheio de água apagava aquilo, no caminho para vir buscar mais água a minha mãe disse para levar uma pá. Quando cheguei lá outra vez ( nem 2 minutos passaram), já uma meia duzia de pessoas que eu não conhecia estava lá a ajudar, ajudar a salvar algo que nem era deles. Eu de um lado po outro a ir buscar água a regador, o fogo alastra cada vez, mais ja dezenas de pessoas se encontravam lá eu em desespero atirava terra com as mãos e com os pés ( é importante referir que estava de chinelos e que os estraguei rapido e tive que andar descalça) quando o apagámos fiquei de prevensão, telefonei ao meu pai para ele vir para casa nem me apercebi o quanto estava nervosa até pegar no telemovel toda eu tremia. A coisa passou, lembro-me de ter visto o menino do cimento veio ajudar e a senhora do pão, lembro-me da minha vizinha a chorar de pânico tinha a 2 metros de casa fardos e fardos de palha por sorte não aconteceu mais nada. eu e a minha mãe tomamos banho para tirar aquele cheiro de churrasco, bebemos leite por causa do fumo e depois descansamos. Ao anoitecer eu tinha os pés um pouco queimados e mais interessante eu estava uma brasa mesmo além de me ter produzido bastante eu estava mesmo muito quente o meu namorado disse que era de ter estado tão perto do fogo, talvez. no meio de isto tudo deixei o meu homem preocupado( e com razões pa isso). Esta tarde já tenho sono, quero muito agradecer a todos os estranhos que ontem foram uns hérois se não fossem eles provavelme tudo teria ardido. não quero falar mal dos bombeiros de certo fizeram o melhor que poderam e havia um icendio maior do outro lado, mas aqui eles não ajudaram, ajudaram a que o fogo grande não aumenta-se e salvaram casas. Agradeço também a mim que andei o dia todo paranoica mas quando foi preciso eu estive lá, até foi eu que o vi primeiro também mereço crédito. mais uma vez obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário